terça-feira, 4 de agosto de 2015

E os dirigiu com mãos precavidas. (SL 78.72.)


Quando você estiver em dúvida sobre que direção tomar, submeta o seu poder de julgar inteiramente ao Espírito de Deus e peça-Lhe para fechar todas as portas, menos a certa. Enquanto isso continue a agir como sempre, e considere a ausência de orientação, como sendo uma indicação de Deus de que você está no trilho certo. 

Quando   estiver   descendo   o   longo   corredor   da   vida,   você descobrirá que o Senhor já o precedeu, e fechou muitas portas, por onde você  certamente   teria   entrado;   mas  esteja   seguro  de   que  mais   além dessas existe uma que Ele deixou aberta. Entre por ela, e se encontrará face a face com uma curva do rio da oportunidade, que é mais largo e profundo do que você teria imaginado em seus melhores sonhos. Lance-se nele: ele conduz para o oceano.
Deus   nos   guia   muitas   vezes   pelas   circunstâncias.   Em   certo momento, o caminho pode parecer totalmente bloqueado; e então, logo a seguir, acontece uma coisa simples, que pode não parecer nada aos outros, mas que para os olhos da fé significa um mundo. Às vezes, essas coisas se repetem de várias maneiras, em resposta à oração. Não são meros resultados do acaso, e sim a abertura de circunstâncias na direção do nosso alvo, exatamente como acontece com as luzes quando nos aproximamos de uma cidade populosa num expresso noturno.
Se buscarmos a orientação do Senhor, Ele nos guiará; mas não alimentará nossa desconfiança ou meia confiança nEle, mostrando a nós o   mapa   de   todos   os   propósitos   que   tem   a   nosso   respeito.   Mostrará apenas um caminho, o qual Ele irá abrindo aos nossos olhos mais e mais, se seguirmos animados e confiantes.

Tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia. (At 16.6.)
 
É interessante observar os métodos pelos quais Deus guiou estes primeiros arautos da Cruz. Consistiram em várias proibições quando eles intentavam tomar outra posição que não fosse a certa. Quando iam dirigir-se à esquerda, para a Ásia, Ele os fez parar. Quando procuraram tomar a direita, para a Bitínia, novamente os fez parar. 
Anos mais tarde Paulo iria fazer exatamente naquela região um dos maiores trabalhos de sua vida, mas agora a porta para lá lhe era fechada pelo Espírito Santo: a ocasião não estava propícia para o ataque às aparentemente inconquistáveis fortalezas de Satanás. Apolo é que devia ir ali para uma obra pioneira. Paulo e Barnabé eram necessários mais urgentemente   em   outro   lugar,   e   precisavam   receber   ainda   um  preparo maior antes de assumir aquela tarefa de tanta responsabilidade.
Caro irmão, sempre que você estiver em dúvida sobre a direção a tomar, submeta inteiramente o seu julgamento ao Espírito de Deus, e peça-Lhe para fechar diante de você todas as portas, menos a certa. 
Diga-Lhe: "Bendito   Espírito   de   Deus,   eu   lanço   sobre   Ti   a   inteira responsabilidade de fechares diante de meus passos toda e qualquer direção que não seja de Deus. Faze-me ouvir a Tua voz atrás de mim, toda vez que eu me desviar para a direita ou para a esquerda."
Enquanto isso, continue na vereda em que está. Fique na vocação em que foi chamado, até que lhe seja claramente apontado um outro caminho. O Espírito de Jesus espera, desejoso de ser também para nós o que Ele foi para Paulo. Precisamos apenas ter o cuidado de obedecer até mesmo à menor proibição que Ele nos fizer. 
E após a oração da fé, se houver diante de nós um caminho sem obstáculos aparentes, sigamos por ali, com o coração contente. Não nos 
devemos surpreender se a resposta for uma porta fechada. Quando as portas estão fechadas à direita e à esquerda, é certo haver uma estrada para Trôade. Ali nos espera Lucas, e visões nos apontarão o caminho onde vastas oportunidades, estão abertas e amigos fiéis estão à nossa espera. 

 
Ele tem a chave, teu Deus tem a chave 
De todas as portas adiante de ti!
Ele te conhece
E conhece a hora.
Quando abrir, no tempo,
Passa por ali
.
Ele tem a chave, teu Deus tem a chave 
De todo mistério, todos os porquês!
Ele criou tudo
E te fez a mente.
Te abrirá, no tempo,
O que ora não vês. Ele tem as chaves, abre e ninguém fecha; 
Fecha e ninguém abre. 
De tudo É Senhor! 
És um filho dEle,
Por isso, descansa.
Teu Deus tem, as chaves,
E te tem amor.

Oferecei-vos a Deus, como ressrretos dentre os mortos. (Rm 6.13.)

Certa noite, fui ouvir uma palestra sobre consagração. Ela não me trouxe nenhuma mensagem especial, mas quando o pregador ajoelhou-se para orar, disse o seguinte: "Ó Senhor, Tu sabes que podemos confiar no Homem que morreu por nós." Aquela foi a minha mensagem. Levantei-me; e saí. Enquanto descia a rua para tomar o trem, considerei profundamente tudo o que a consagração poderia significar para a minha vida — e tive medo. Então, acima do ruído do tráfego, pareceu-me ouvir a mensagem: "Pode confiar no Homem que morreu por você."
Tomei o trem para casa. Enquanto viajava, pensei nas mudanças, nos sacrifícios, nas tristezas que a consagração poderia significar para mim — e tive medo.
Cheguei em casa e fui para o quarto. Lá, de joelhos, vi minha vida passada: eu era crente, fora oficial de igreja e superintendente de Escola Dominical, mas nunca havia, de maneira definida, submetido a minha vida a Deus.
Contudo, enquanto pensava nos meus planos mais caros, os quais poderiam ser desfeitos, nas esperanças de que teria de desistir e na profissão escolhida que eu poderia ser chamado a abandonar — tive medo.
Eu não conseguia enxergar as coisas melhores que Deus tinha para mim, e a minha alma estava se retraindo. Então, pela última vez, com um rápido impulso de poder e convicção, veio ao mais íntimo do meu coração aquela mensagem penetrante:
"Meu filho, você pode confiar no Homem que morreu por você. Se não puder confiar nele, em quem confiará?"
Isto decidiu a questão para mim, pois num momento eu vi que o Homem que me amou de tal forma a ponto de morrer por mim, poderia receber e cuidar desta vida que ele salvou e tudo o que estivesse envolvido nela.
Meu amigo, você pode confiar no Homem que morreu por você. Pode estar certo de que Ele não desfará nenhum plano que não deva ser desfeito, e de que levará avante todos os que redundarão em glória de Deus e em seu maior bem. Você pode confiar nEle para guiá-lo no caminho que é realmente o melhor para você. — J. H. McC.
"A vida não é uma propriedade para ser 'salva' do mundo, mas um investimento para ser usado em benefício do mundo."
Manancias no deserto.